Categorias Competitivas

Os atletas de remo são categorizados pelo barco em que remam, pela idade, pela habilidade, pelo gênero e pelo peso.

Pela HABILIDADE: os atletas são classificados pela habilidade de acordo com seu desempenho no esporte. As modalidades dependem da determinação de cada federação. A REMOSUL determina que ESTREANTES são atletas que competem na sua primeira temporada – se eles durante esta temporada, competirem outra categoria, perdem o status de ESTREANTE.

Nas demais categorias, são observados os critérios de idade.

Pela IDADE: até 18 anos de idade os atletas são considerados dentro da categoria JUNIOR (sub19). Atletas até 22 anos são considerados da categoria SÊNIOR B (sub23). Acima dela, são considerados atletas SÊNIOR. A partir de 27 anos de idade, o atleta pode ingressar na categoria MASTER. A REMOSUL adota ainda as categorias INFANTIL (sub13), JUVENIL (sub15) e JÚNIOR B (sub17).

A categoria MASTER é subdividida da seguinte forma:

  • A – 27-35 anos de idade
  • B – 36-42 anos de idade
  • C – 43-49 anos de idade
  • D – 50-54 anos de idade
  • E – 55-59 anos de idade
  • F – 60-64 anos de idade
  • G – 65-69 anos de idade
  • H – 70-74 anos de idade
  • I – 75-79 anos de idade
  • J – 80-82 anos de idade
  • K – 83-84 anos de idade
  • L – 85-88 anos de idade
  • M – 89+ anos de idade

Pelo GÊNERO: os atletas são divididos em categorias MASCULINO (M) e FEMININO (F). A categoria MISTO é adotada em algumas categorias, sendo sempre 50% de cada gênero.

Pelo PESO: os atletas são divididos pelo peso conforme o quadro a seguir.

Gênero Categoria Limite de Peso
Masculino Peso-Leve (lightweight) O peso de cada remador não pode ultrapassar 72,5 Kg e a média dos pesos dos remadores de uma guarnição não pode ultrapassar 70 Kg
 Peso Livre  sem limites
Feminino  Peso-Leve (lightweight) O peso de cada remador não pode ultrapassar 59 Kg e a média dos pesos dos remadores de uma guarnição não pode ultrapassar 57 Kg
 Peso Livre sem limites

Categorias de Remo Adaptado:

O Remo Adaptado (também chamado de Remo Paralímpico ou Para-Remo) consiste na prática do remo por pessoas com deficiência ou limitação física, visual ou déficit intelectual, que tenham mobilidade mínima de braços. As categorias do Remo Adaptado separam os atletas pelo seu tipo de deficiência física.

PR3  (LTA – Legs, Trunk and Arms): Barco formado por remadores que possuem mobilidade nas pernas, troncos e braços. Existem dois tipos de barcos: Quatro Com Misto (PR3 Mix4+), formado por dois homens, duas mulheres e um timoneiro; e Double Skiff Misto (PR2 Mix 2x), formado por um homem e uma mulher.

PR2 (TA – Trunk and Arms): Barco formado por remadores que possuem mobilidade nos troncos e nos braços. Existe apenas um tipo de barco: Double Skiff Misto (PR2 Mix 2x), sendo um homem e uma mulher, ambos com assento fixo.

PR1 (AS – Arms and Shoulders): Barco formado por remadores que possuem somente mobilidade de ombros e braços. Esta categoria está presente apenas nos barcos individuais: Single Skiff (PR 1x) Masculino e Feminino. Os remadores utilizam assento fixo e equipamento de proteção obrigatório e os barcos possuem flutuadores.

Comentários Fechados

Comentários estão fechados. Você não poderá comentar esta postagem.